Conte com os melhores profissionais no seu time de colaboradores

Você já ouviu falar do conceito Employer Branding? Não importa o tamanho do seu negócio, nós temos certeza de que um dos grandes desafios da sua empresa é conseguir manter talentos no seu quadro de colaboradores. É natural: profissionais com potencial estão sempre em busca de novas oportunidades. Porém, alguns fatores potencializam essa migração, como a insatisfação com o trabalho, a falta de investimentos nos colaboradores e valorização dos cargos, além de salários e benefícios pouco atrativos.

 

É aí que entra o Employer Branding, que nada mais é do que um conjunto de estratégias para tornar a sua empresa um bom lugar para se trabalhar, incluindo a melhora da reputação da organização. Se você vende um produto, o departamento de marketing se encarrega de atrair consumidores, correto? Da mesma forma, o departamento de recursos humanos é o responsável por atrair bons colaboradores, gerenciando as ações de Employer Branding. É necessário que este setor se dedique na descoberta do que é mais importante para os colaboradores.

 

No Brasil e no mundo, há várias empresas que conseguiram aplicar corretamente o conceito. Você com certeza conhece alguém, principalmente na área da Tecnologia da Informação, que tem como sonho compor o time de colaboradores da Google, independente de em qual país. O filme “Os Estagiários” (The Internship), produção de 2013 estrelada pelos atores Vince Vaughn e Owen Wilson, retrata bem o que é a vida na maior empresa de TI do mundo. A Google garante muita diversão, mas também agrega conhecimento, aprendizado e crescimento profissional.

 

Parece simples aplicar o Employer Branding na sua empresa, correto? Na prática, não é tão fácil assim, principalmente por se tratar de uma estratégia com resultados a longo prazo. Por isso, não perca mais tempo. Para começar, identifique, entre as suas concorrentes, qual o seu diferencial com relação ao tratamento com os colaboradores e comece o plano a partir daí.

 

Lembre-se que aqui o alvo não é o cliente, mas sim o seu time de trabalho. A boa imagem da sua empresa será retratada através da satisfação dos seus colaboradores. Programas de benefícios e recompensas, por exemplo, são atrativos para a retenção de talentos. Além disso, é necessário que o colaborador identifique um ambiente de trabalho agradável, onde é possível equilibrar a vida pessoal e profissional, com possibilidades concretas de crescimento.