No verão, escolha uma alimentação leve e saudável

Na maior parte do Brasil, o verão é a estação mais esperada do ano. Isso porque com ela vem o sol, a praia, piscina, calor e, claro, muita diversão. É verdade também que no verão muitas pessoas descuidam da alimentação, principalmente por conta daquela cervejinha com os amigos e daquele sorvete com a família. Não é que você não possa aproveitar as delícias da estação, mas os exageros precisam ser evitados. Uma dica é aproveitar a luminosidade dos dias, quando o sol se põe mais tarde, e praticar alguma atividade física ao ar livre. Desta forma você estará queimando aquela caloria a mais do picolé de chocolate.

 

Além disso, para quem trabalha, estuda ou precisa almoçar fora de casa, o ideal é que possa levar a sua própria marmitinha, com alimentos mais leves e saudáveis para os dias de calorão intenso. Em dias quentes, o organismo aumenta a circulação de sangue pelo corpo, a fim de manter a temperatura corporal em níveis normais. Quando comemos algo muito pesado, o aparelho digestivo recebe um volume maior de sangue para acelerar a digestão. Como o organismo não consegue gerenciar as duas demandas ao mesmo tempo, ficamos cansados, com desconforto e mal estar depois dessas refeições.

 

Confira algumas opções para a sua próxima lista de compras:

 

Saladas

Consuma todos os tipos de saladas acompanhadas de molhos leves

 

Carnes magras

Um filé de peito de frango grelhado é uma boa pedida

 

Frutas

Faça uma salada de fruta com as suas preferidas.

Batidas de frutas, com leite desnatado, é uma opção para o lanche da tarde

Os bons e velhos sucos, além de refrescar, auxiliam na hidratação do corpo

 

Legumes

Consuma refogados ou crus

 

Sopas frias

Você pode optar pela mais tradicional, a Gazpacho, ou escolher novas receitas, com combinação de frutas e legumes, por exemplo.

 

É importante lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas nos dias de calor deve ser feito com cautela. Isso porque o álcool é um diurético e pode acelerar a perda de água pelo corpo.

Gostou das dicas? A melhor parte é que você pode encontrar todos os ingredientes para preparar o seu cardápio de verão em diferentes estabelecimentos. E, com o cartão Goodticket Alimentação, você conta com uma grande rede credenciada, que disponibiliza uma enorme diversidade de produtos que farão toda a diferença na sua alimentação saudável.