É tempo de avaliação

Fim de ano, festas, listas de presentes e, claro, a famosa lista de promessas. Mas, antes de projetar um novo ano, realizar uma profunda avaliação do ano que está findando é indispensável. Do contrário, a sua lista de prioridades pode acabar sendo engavetada como sempre. Se isso vale para a vida pessoal, vale também para a profissional. E, se tratando de um gestor aplicado, avaliar o clima organizacional da sua empresa é importante para atrair colaboradores dedicados.

 

Se a sua empresa, seja ela pequena, média ou grande, não possui um bom ambiente de trabalho, é bem provável que os seus colaboradores não estejam satisfeitos e, por consequência, não estão sendo produtivos. Mas como avaliar essa questão? Comece observando os resultados do seu negócio.

 

É necessário identificar quais são as mudanças que precisam ser efetuadas imediatamente, alterações que não podem ser adiadas para o próximo semestre. Como exemplo, podemos citar a falta de suprimentos. Imagine uma empresa sem papel para impressão, ou sem sabonete líquido para o banheiro. A falta de itens básicos, além de incomodar os colaboradores, tira a legitimidade dos gestores ao cobrarem alguma postura da sua equipe. Lembre-se que, o mínimo que a sua empresa pode oferecer é um conjunto de condições ideais de trabalho.

 

A médio prazo, adote uma política de feedbacks. O colaborador precisa saber para onde está indo e se está no caminho certo. Sem esse tipo de avaliação, você estará gerando angústia e ansiedade no grupo. Outra questão está relacionada ao treinamento. Se você iniciar um novo processo dentro da empresa, todos os colaboradores precisam estar devidamente atualizados para bem executarem as suas tarefas. Também é válido investir em workshops e palestras motivacionais.

 

O plano de carreira e os benefícios para o colaborador ainda são os grandes diferenciais para manter uma equipe motivada. Com uma avaliação do clima organizacional, você poderá construir um plano de carreira que seja bom para os colaboradores e para o seu negócio. Por fim, veja se a política de benefícios concedida aos colaboradores está de acordo com as expectativas dos mesmos. Clique aqui e saiba quais são as vantagens criativas que você pode oferecer aos seus colaboradores.